ENCONTRO

INCAER participa do 3º Encontro dos Diretores do Patrimônio Histórico e Cultural das Forças Armadas

Evento reforça a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica na preservação da memória militar brasileira
Publicada em: 06/11/2025 16:19
Imprimir
Fonte: INCAER, por Tenente Costa
Edição: Agência Força Aérea

A Chefia de Educação e Cultura (CHEC), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), promoveu, no dia 28/10, o 3º Encontro de Interação com os Diretores do Patrimônio Histórico e Cultural das Forças Armadas, realizado no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica, além de autoridades civis e militares ligadas à preservação e à difusão do patrimônio histórico nacional.

O Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) o Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, ministrou a palestra “O Fortalecimento da Cultura no COMAER”, destacando o compromisso da Aeronáutica com a preservação da memória e com a valorização das tradições da Força.

“A cultura é a alma de uma instituição. Quando preservamos nossa história, estamos preservando os valores que nos uniram e que continuam a inspirar os que vestem o azul. O INCAER tem a missão permanente de cultivar esse legado e projetá-lo para o futuro”, afirmou o Brigadeiro.

Um dos pontos centrais das discussões foi a necessidade de despertar o sentimento de pertencimento e identidade por meio da história e do patrimônio cultural. Os participantes enfatizaram que, ao conhecer a própria história, o indivíduo reconhece seu papel dentro das Forças Armadas, fortalecendo laços de continuidade e compromisso com seus valores institucionais. Essa conexão simbólica entre memória e pertencimento foi tratada como fundamental para garantir que as novas gerações compreendam o significado de “pertencer” à tradição militar brasileira.

Outro tema amplamente debatido foi a dificuldade de captação de recursos para projetos culturais, especialmente aqueles vinculados às Leis de Incentivo, como a Lei Rouanet. Os representantes das Forças destacaram a necessidade de ampliar a divulgação e a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do imposto de renda a iniciativas de preservação do patrimônio histórico militar. Segundo os debatedores, falta ainda clareza e difusão didática sobre o funcionamento desses mecanismos, o que limita a participação do público e o financiamento de ações culturais das Forças Armadas.

O encontro contou ainda com a presença do Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr e do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Francisco de Assis Costa Almeida Júnior, além de professores, cineastas e especialistas em gestão cultural e turismo histórico.

Fotos: INCAER